SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número03Avaliando a educação superior como tema de estudo: um olhar sobre as dissertações e teses produzidas no RSO preconceito em uma instituição de nível superior: um estudo sobre o processo de ocupação de vagas remanescentes na Universidade Federal do Paraná índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

REINERT, José Nilson  y  SOMENSI, Neura Fazolo. Fatores relevantes na elaboração de uma dissertação de mestrado. Avaliação (Campinas) [online]. 2006, vol.11, n.03, pp.131-152. ISSN 1414-4077.

O objetivo deste trabalho foi identificar os fatores mais relevantes para a elaboração de uma dissertação, razão principal de todo um processo de pesquisa para o qual deve estar voltado um curso de mestrado. O presente trabalho está baseado nas informações de uma dissertação de mestrado elaborada no Curso de Mestrado em Administração (CPGA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nesta dissertação, foram analisadas respostas de um questionário contendo perguntas abertas destinadas a uma população de egressos do curso acima citado, do ano de 2004. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, de natureza exploratória e indutiva. As respostas do questionário foram analisadas mediante a técnica de análise de conteúdo. Pode-se concluir, da pesquisa que, o orientador, as experiências pessoais do estudante e os professores foram os fatores mais relevantes necessários à elaboração da dissertação de mestrado.

Palabras clave : Dissertação de Mestrado; Pesquisa; Educação; Universidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )