SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número03Fatores relevantes na elaboração de uma dissertação de mestradoConfrontando avaliações: os resultados do Exame Nacional de Cursos e os da Análise Envoltória de Dados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

BAIBICH-FARIA, Tânia Maria  e  ARCO-VERDE, Yvelise de Freitas Souza. O preconceito em uma instituição de nível superior: um estudo sobre o processo de ocupação de vagas remanescentes na Universidade Federal do Paraná. Avaliação (Campinas) [online]. 2006, vol.11, n.03, pp.155-169. ISSN 1414-4077.

Este estudo discute as formas que o "preconceito nosso de cada dia" assume no âmbito escolar, mais especificamente na Universidade, tomando como referência o Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes - PROVAR - da Universidade Federal do Paraná (UFPR), iniciado em 2003, já em sua quarta versão, e pioneiro no Brasil. A análise das entrevistas de alunos que ingressaram pelo PROVAR nos anos de 2003 e de 2004, de alunos que ingressaram pelo Vestibular e de Coordenadores de Curso, cotejada com a literatura clássica e a contemporânea, permite apontar uma série de fenômenos que podem ser identificados como preconceituosos e/ou discriminatórios.

Palavras-chave : Preconceito no Ensino Superior; Discriminação; Racismo Aversivo; Racismo Institucional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )