SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número03O preconceito em uma instituição de nível superior: um estudo sobre o processo de ocupação de vagas remanescentes na Universidade Federal do Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

BORGES, Renato Sérgio  e  CARNIELLI, Beatrice Laura. Confrontando avaliações: os resultados do Exame Nacional de Cursos e os da Análise Envoltória de Dados. Avaliação (Campinas) [online]. 2006, vol.11, n.03, pp.171-185. ISSN 1414-4077.

O artigo delineia a metodologia de avaliação institucional denominada Análise Envoltória de Dados (OBA), capaz de respeitar as peculiaridades da proposta educacional de cada instituição, orientar correções, permitir comparações com viés formativo e mostrar os caminhos para as adequações que se fizerem necessárias, em cada instituição. Realiza uma comparação dos resultados alcançados por 181 Cursos de Administração, no último Exame Nacional de Cursos (ENC), com os que seriam obtidos com a utilização do OEA. O primeiro modelo tem mensurações objetivas e análise in-loco das condições dos cursos. O segundo utiliza-se de programação matemática para verificar a eficiência alocativa de insumos, com a finalidade de apontar as necessárias correções para os gestores das instituições mobilizarem da melhor forma os seus recursos, daí o perfil formativo do modelo. Constaram-se consideráveis convergências nos resultados alcançados pela aplicação dos dois modelos, bem como discrepâncias. Contudo, somente a repetição das simulações, incluindo um maior número de insumos (variáveis), poderá garantir a eficácia da OEA na avaliação das Instituições de Ensino Superior.

Palavras-chave : Avaliação Institucional; Exame Nacional de Cursos - ENC; Análise Envoltória de Dados DBA; Eficiência Alocativa; Mobilização de Recursos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )