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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

DIAS SOBRINHO, José  e  DIAS, Rafael de Brito. Acreditação da Educação Superior e C&T: políticas e ideologia. Avaliação (Campinas) [online]. 2006, vol.11, n.04, pp.09-25. ISSN 1414-4077.

A educação superior e os espaços de produção de ciência tecnologia adquirem cada vez maior importância na sociedade da economia global. Por isso, observar as principais tendências de suas concepções e práticas é uma exigência que não pode ser descartada. A educação superior e a ciência e a tecnologia se apresentam, hoje, como os principais motores do desenvolvimento. Dadas as necessidades de garantia de qualidade e de critérios de homologação de títulos e diplomas, organizam-se em toda parte agências e processos de acreditação da educação superior. Essas agências ou organismos, muitas vezes de caráter transnacional, estabelecem objetivamente os padrões mínimos a serem atingidos pelas instituições de educação superior em geral e redefinem os significados da qualidade educativa. Dessa forma, a autonomia se desloca da universidade e dos atores acadêmicos para os organismos agências de acreditação. Os organismos nacionais ou multilaterais, especialmente estes, tentam disseminar a idéia de que suas práticas e seus critérios são objetivos e não contaminados de ideologias. Da mesma forma, na visão mais corrente e aceita no senso comum e nos âmbitos acadêmicos, a ciência e a tecnologia seriam neutras, assépticas e não sujeitas a ideologias. Este artigo argumenta na direção do valor social da ciência e da tecnologia e da superação das concepções essencialistas e triunfalistas, que não consideram a ciência e a tecnologia como processos históricos, condicionados pelos valores sociais, culturais, políticos econômicos etc, dos contextos em que são produzidos.

Palavras-chave : Acreditação Educação Superior; Qualidade; Ciência e Tecnologia; Ideologia.

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