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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

SORDI, Mara Regina Lemes de. Avaliação Institucional Participativa: contradições emergentes a partir do exame da categoria espaço/tempo. Avaliação (Campinas) [online]. 2006, vol.11, n.04, pp.53-61. ISSN 1414-4077.

Objetiva-se examinar as possibilidades de implementação de processos de Avaliação Institucional participativos nas escolas tanto do ensino superior como do ensino fundamental por meio da reflexão sobre os espaços/tempos existentes. Discutindo seus efeitos potencializadores e ou desaceleradores de ações dos sujeitos locais envolvidos no processo. A apropriação do processo de Avaliação Institucional pelos sujeitos protagônicos da mudança nas escolas é condição estratégica para a sustentação de projetos pedagógicos cmancipatórios. A partir da análise preliminar das condições de organização do trabalho pedagógico nas escolas tanto de nível superior como de nível fundamental sinaliza-se o risco de que os processos de Avaliação Institucional participativos sejam despotencializados casos não se planejem, de forma diferente, os espaços/tempos escolares recompondo a possibilidade de encontro dos sujeitos envolvidos no processo coletivo de produção de qualidade educacional.

Palavras-chave : Avaliação Institucional; Participação; Espaços/Tempos Escolares; Projeto Pedagógico; Comissões de Avaliação.

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