SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número04Desatando Nudos entre las Instituciones de Educación Superior y la Sociedad. La necesidad de articular evaluación de calidad y pertinencia social de una instituciónPercepção dos coordenadores de curso de graduação em relação aos processos avaliativos institucionalizados na Universidade de Passo Fundo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

CALCAS, Antonio de Queiroz Pereira  e  DOMINGOS, Neide Aparecida Micelli. A avaliação do docente na perspectiva do alunado. Avaliação (Campinas) [online]. 2006, vol.11, n.04, pp.99-108. ISSN 1414-4077.

Este texto trata da avaliação institucional, mais especificamente a avaliação do docente na perspectiva do alunado. Discute os tipos e critérios de avaliação, além de abordar os aspectos objetivos e subjetivos destes critérios. Faz uma breve revisão do tema a partir da década de 80, indica alguns instrumentos internacionalmente reconhecidos para avaliar o desempenho docente. O trabalho sugere que se a missão da instituição de ensino é a formação do aluno, o professor é o principal agente para sua realização. Portanto, é natural que o aluno seja uma das fontes de dados para a avaliação do docente. Conclui que, embora haja resistência dos professores, em geral as pesquisas baseadas em avaliações que utilizam os estudantes como fonte de dados, sugerem que os mesmos são competentes em fazer o relato da efetividade pedagógica e que os dados são fidedignos e válidos quando situados em um contexto.

Palavras-chave : Ensino Superior; Avaliação Institucional; Avaliação Docente; Avaliação Docente pelo Discente; Características do Professor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )