SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue04Teacher evaluation from the students' perspectiveDiagnostic Assessment of those who concluded undergraduate programs at the Federal University of Ceará in the years 2003 and 2004 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

MORETTO, Cleide Fátima et al. Percepção dos coordenadores de curso de graduação em relação aos processos avaliativos institucionalizados na Universidade de Passo Fundo. Avaliação (Campinas) [online]. 2006, vol.11, n.04, pp.109-127. ISSN 1414-4077.

O coordenador de curso de graduação. Integrante do processo de gestão universitária representa o agente articulador entre o projeto pedagógico institucional o curso de graduação. Trabalhos anteriores sobre as práticas avaliativas na Universidade de Passo Fundo identificaram a necessidade de aprofundar a interação o envolvimento dos coordenadores de curso de graduação com a Divisão de Avaliação Institucional. Norteados pelo questionamento sobre o modo como são percebidos os processos, as práticas e os instrumentos avaliativos existentes na instituição e sobre as ações que resultam do seu desenvolvimento, foi realizada uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa e técnica de grupo focal com os coordenadores de graduação em exercício no ano de 2004. O estudo aponta importantes reflexões obtidas por meio do foco em cinco categorias de análise.

Keywords : Educação Superior; Gestão Universitária; Qualificação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )