SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número04Percepção dos coordenadores de curso de graduação em relação aos processos avaliativos institucionalizados na Universidade de Passo FundoBASis - Banco de Avaliadores do SINAES e perfil dos integrantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação diagnóstica dos egressos de 2003 e 2004 dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Avaliação (Campinas) [online]. 2006, vol.11, n.04, pp.129-152. ISSN 1414-4077.

O texto relata resultados de uma investigação cujo objetivo central foi averiguar a situação dos egressos dos anos 2003 e 2004 dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFe). Assim, o artigo destacou a relevância do acompanhamento de egressos como sendo atividade de responsabilidade das Instituições de Educação Superior (IES), bem como uma das dez dimensões institucionais que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Para o estudo utilizou-se amostra de 101 diplomados, obtendo-se resultados acerca: do perfil sócio-econômico do jovem profissional; do grau de satisfação com a formação e com a área de atuação laboral; da participação em atividades acadêmicas durante a graduação: da relevância dos conteúdos curriculares para a formação obtida, dentre outros aspectos. Os dados proporcionam a reflexão acerca da adequação da formação proporcionada ao jovem universitário da UPC.

Palavras-chave : Avaliação Institucional; Educação Superior; Egressos da Graduação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )