SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número04Avaliação diagnóstica dos egressos de 2003 e 2004 dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

RISTOFF, Dilvo; GIOLO, Jaime; PACHECO, Roberto  e  MORALES, Aran Bay Tcholakian. BASis - Banco de Avaliadores do SINAES e perfil dos integrantes. Avaliação (Campinas) [online]. 2006, vol.11, n.04, pp.153-173. ISSN 1414-4077.

O Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis. Criado pelo Ministério da Educação em maio de 2006, a partir das novas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), constitui-se em importante passo na consolidação do novo sistema de avaliação da educação superior brasileira. Participaram 11.833 candidatos em um processo público que envolveu indicações, inscrições e a seleção final. O BASis é resultado da participação ativa da comunidade acadêmica nacional (colegiados de curso, conselhos superiores, conselhos estaduais, entidades científicas, entidades representativas da educação superior) especialmente da comunidade de doutores de todas as áreas do conhecimento. O presente artigo tem por objetivo explicitar o processo de construção do BASis, da definição e aplicação dos critérios elaborados e aplicados pela Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) no processo seletivo e discutir o perfil dos avaliadores selecionados, bem como sua implicação sobre a qualidade e a transparência do processo avaliativo.

Palavras-chave : SINAES; BASis; Avaliação; Educação Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )