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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

GOERGEN, Pedro. Avaliação institucional: entre a performatividade e a legitimação. Avaliação (Campinas) [online]. 2007, vol.12, n.01, pp.29-43. ISSN 1414-4077.

Neste ensaio, o autor defende a idéia de que a avaliação institucional precisa ser legitimada a partir de critérios externos capazes de tornar explícitos os pressupostos e sentidos latentes da ação avaliativa. A avaliação que toma como indicador exclusivo a performance institucional e não se preocupa com o sentido dessa performance corre o risco de cair na cilada ideológica de validar o mero desempenho, ignorando a serviço de quem ele se encontra. Para evitar esse risco, é necessário que a avaliação seja avaliada a partir de critérios mais abrangentes que se referem ao sentido e ao papel das instituições de ensino superior no contexto de uma sociedade que se encontra em crise e precisa ser repensada e transformada. A questão que deve anteceder a todo e qualquer processo avaliativo é o que se pretende avaliar quando se avalia. Só a resposta a esta pergunta pode legitimar o desempenho técnico do processo avaliativo.

Palabras clave : Avaliação Institucional; Ensino Superior; Pertinência Social; Legitimação da Avaliação.

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