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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

DELPINO, Rosemar  y  BALZAN, Newton César. Educação superior: a qualidade total em questão. Avaliação (Campinas) [online]. 2007, vol.12, n.01, pp.73-89. ISSN 1414-4077.

O artigo discute as conseqüências da Qualidade Total na Educação, que busca benefícios calculados da mesma forma como se procede em uma indústria. A padronização do trabalho é visto como essencial para se "fazer certo". As conseqüências desse modelo foram absorvidas de tal modo que passaram a ser vistas como algo necessário para que as instituições educacionais formassem adequadamente seus alunos, visando o ingresso e permanência no mercado de trabalho. A educação é oferecida como bem de consumo e fonte de lucro. No entanto, o papel da educação não deve ser o de reprodução da sociedade classista e de consumo, mas antes o lugar da produção e socialização do saber. A educação de qualidade é aquela que promove a cidadania e o conhecimento emancipa tório. Para que haja condições efetivas de construir uma educação de qualidade é fundamental a predisposição da sociedade, dos educadores e do governo para uma ação transformadora.

Palabras clave : Ensino Superior; Qualidade; Qualidade Total; Educação; Gestão Institucional; Avaliação Institucional.

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