SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue01Avaliação e regulação da educação superior: normativas e órgãos reguladores nos 10 anos pós LDB author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

REIS, Simone Maria de Ávila Silva; GOMES, Vanderlei Luiz  and  PAGOTTI, Antônio Wilson. Avaliação comparativa do desempenho dos alunos da 51a turma da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia - FOUFU: ingressos via vestibular e via PAIES. Avaliação (Campinas) [online]. 2007, vol.12, n.01, pp.149-173. ISSN 1414-4077.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n° 9394, extinguiu a exclusividade do vestibular como processo seletivo para ingresso nos Cursos Superiores, dando oportunidade para que novas propostas de seleção fossem elaboradas e utilizadas pelas Instituições de Ensino Superior. A Universidade Federal de Uberlândia implantou o Programa Alternativo de Ingresso ao Ensino Superior (PAIES), processo de avaliação seriada com provas aplicadas ao final das três séries do Ensino Médio. Os candidatos que alcançam os melhores resultados gerais nas três avaliações, desde 1997, são selecionados para ocupar 25% das vagas oferecidas, anualmente, pela instituição, ingressando sempre no primeiro semestre. Por sua vez, o VESTIBULAR seleciona os candidatos para os demais 75% das vagas, que ingressam em ambos os semestres. O objetivo deste trabalho foi determinar o Fator de Validade Preditiva1 destes processos seletivos, mediante avaliação comparativa do desempenho acadêmico dos grupos de alunos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia admitidos via VESTIBULAR e via PAIES. Os sujeitos da pesquisa foram os quarenta alunos da 5 I' turma, cujas performances foram investigadas durante os oito períodos do curso, por meio da análise dos seus registros oficiais de notas e das avaliações subjetivas discentes, via questionários. Os dados, coletados entre 2002/2 e 2003/2, foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, e tratados estatisticamente. Os resultados permitiram concluir que os alunos ingressos via PAIES apresentaram melhor performance e maior competência de aprendizagem durante a graduação, e demonstraram que o Fator de Validade Preditiva do PAIES é superior ao do VESTIBULAR.

Keywords : Processos Seletivos Seriados; Ingresso Ensino Superior; Desempenho Acadêmico; Fator de Validade Preditiva; Vestibular; PAIES.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )