SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue02Ciência e sustentabilidade: a contribuição da educação ambientalA construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

SILVA, Marco Wandercil da  and  BALZAN, Newton César. Universidade corporativa: (Pré-) tendência do ensino superior ou ameaça?. Avaliação (Campinas) [online]. 2007, vol.12, n.02, pp.233-256. ISSN 1414-4077.

O presente artigo tem como objetivo desvelar algumas implicações ideológicas do recente fenômeno denominado Universidade Corporativa (UC) em relação à educação superior formal, tendo como cenário as transformações políticas, sociais e econômicas intrínsecas ao neoliberalismo. A expansão dessa modalidade de ensino, ao mesmo tempo que sinaliza a demanda por um novo modelo de educação, parece revelar, como será apresentado, um caráter subjacente de competição, uma vez que a UC procura atrair uma “clientela” de alunos, criando cursos exclusivamente voltados ao mercado de trabalho. Dessa forma, emerge um embate silencioso em que se contrapõem, de um lado, as empresas, por meio das UCs, e de outro, as universidades tradicionais. Nossa principal indagação, portanto, seria: como essa mesma universidade tradicional irá reagir diante das exigências e das mudanças decorrentes do ensino corporativo, visivelmente contraditórias se comparadas às suas próprias funções? Ponderamos que o conhecimento disseminado pelas UCs não contempla o ser humano em sua formação ampla, tratando-se apenas de mais uma estratégia lucrativa das organizações empresariais, por meio da qual se privilegia o termo “universidade” ao invés de “centro de treinamento” - designação esta que parece ser mais apropriada às UCs em questão nesta pesquisa - e banaliza-se o conhecimento, além de não levar em conta a formação, em cada trabalhador-aluno, da consciência de seu papel na sociedade.

Keywords : Educação Superior; Universidade Corporativa; Mercado de Trabalho; Neoliberalismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )