SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número02Universidade corporativa: (Pré-) tendência do ensino superior ou ameaça?Estudo das divergências entre corretores na avaliação de provas em matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

GREGO, Sonia Maria Duarte et al. A construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESP. Avaliação (Campinas) [online]. 2007, vol.12, n.02, pp.257-289. ISSN 1414-4077.

O desenvolvimento de um processo democrático de avaliação institucional na UNESP, uma universidade multi-campus, envolveu três desafios: garantir o envolvimento de grupos representativos da comunidade no processo de avaliação; atribuir poder e responsabilidade a cada setor acadêmico e administrativo no processo de avaliação; criar uma cultura de auto-avaliação e reflexão que possibilitasse debate crítico e auto-gestão dos projetos acadêmicos. Com base nos termos de referência estabelecidos pela comunidade a CPA desenvolveu uma metodologia de avaliação democrática e investigativa, orientada para a auto-gestão e de natureza quali-quantitativa. Fundamentada em três enfoques teóricos de avaliação, o democrático, o de tomada de decisão e o crítico o processo envolveu três funções: a diagnóstica, a formativo-reflexiva e a de revisão crítica. Atualmente os usos dos resultados da avaliação para orientar políticas e decisões acadêmicas, especialmente nos cursos de graduação, evidenciam avanços no processo de internalização de cultura de avaliação orientada para auto-gestão.

Palabras clave : Avaliação Institucional Formativa; Avaliação Democrática; Autonomia; Auto-Gestão; Grupo de Estudo em Avaliação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )