SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número02Estudo das divergências entre corretores na avaliação de provas em matemáticaAvaliação institucional participativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

BERTOLIN, Júlio C. G.. Indicadores em nível de sistema para avaliar o desenvolvimento e a qualidade da educação superior brasileira. Avaliação (Campinas) [online]. 2007, vol.12, n.02, pp.309-331. ISSN 1414-4077.

Este artigo propõe um sistema de indicadores para avaliar o desenvolvimento e a qualidade da educação superior brasileira em nível de sistema. Inicialmente, são abordados aspectos conceituais da qualidade em ES e é apresentado um entendimento de qualidade em nível de SES. Logo após são apresentados alguns dos principais sistemas de indicadores internacionais de avaliação de SES, tais como os da Unesco e da OCDE. Por fim, considerando-se as especificidades brasileiras, se desenvolve uma proposta de sistema de indicadores com aspectos de entradas, processo e resultados para avaliar o desenvolvimento e a qualidade da educação superior brasileira em nível de sistema.

Palabras clave : Educação Superior; Avaliação de Sistema; Qualidade em Educação Superior; Avaliação da Qualidade em Educação Superior; Sistema de Indicadores de SES.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )