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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

POLIDORI, Marlis Morosini; FONSECA, Denise Grosso da  y  LARROSA, Sara Fernanda Tarter. Avaliação institucional participativa. Avaliação (Campinas) [online]. 2007, vol.12, n.02, pp.333-348. ISSN 1414-4077.

O processo de avaliação institucional caracteriza-se como uma nova dinâmica que está sendo implantada no cotidiano das IES no país. A partir da aprovação da Lei 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), as IES iniciaram um processo de avaliação com o objetivo de atender ao SINAES, mas, também, de utilizar estes mecanismos para se auto-conhecerem e se auto-gerirem. Inserido neste processo, encontra-se um item determinante que é a participação dos membros que compõem a Instituição. Tendo em vista que os processos avaliativos, na maioria das IES, tiveram seu início devido à exigência da referida Lei, questiona-se a participação da comunidade acadêmica em relação à existência de democracia no processo de avaliação institucional da IES. Esta pesquisa busca analisar esta participação no processo de avaliação institucional da IES, no ano de 2005 especificamente, em relação à consulta on line realizada na Instituição.

Palabras clave : Avaliação Institucional Participativa; Consulta On Line; Participação; Democracia.

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