SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número03ENADE 2005: perfil, desempenho e razão da opção dos estudantes pelas licenciaturasOs limites políticos da democracia na educação superior brasileira delineados por intelectuais da academia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

LEITE, Denise et al. Avaliação participativa online e off-line. Avaliação (Campinas) [online]. 2007, vol.12, n.03, pp.445-460. ISSN 1414-4077.

Este é um trabalho de pesquisa coletiva que vem sendo construído por várias mãos no espaço da parceria. O texto apresenta a revisão de literatura, metodologia e resultados parciais de uma investigação que entende Avaliação Participativa (AP) em seu acoplamento com Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), um tema sobre o qual as pedagogias ainda não produzem respostas suficientes e adequadas. Mostra como foram captadas (observação e mini-estudos etnográficos), registradas (protocolos e estudos de caso) e analisadas (referenciais) as formas de avaliação que foram praticadas em cenários universitários, educação presencial e não presencial, educação a distância (EAD) e em cenários de ações sociais e educação não formal, praticadas em periferias urbanas (ONG).

Palabras clave : Avaliação Participativa; TICs; Inovação; Pedagogia Universitária; Universidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )