SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue03University models en pugna: democratization or mercantilizacion of the university and of public knowledge in ArgentinaAuto-avaliação na fundação Universidade Federal do Rio Grande: metodologia de avaliação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

DAVOK, Delsi Fries. Qualidade em educação. Avaliação (Campinas) [online]. 2007, vol.12, n.03, pp.505-513. ISSN 1414-4077.

O artigo examina conceitos de qualidade em educação no sentido de contribuir para a compreensão do tema e apresentar critérios objetivos para a avaliação da qualidade de objetos educacionais. O texto apresenta uma definição de qualidade baseada no valor e no mérito dos objetos educacionais, associando a esses atributos da qualidade os critérios de eficiência, eficácia, efetividade e relevância. Nessa perspectiva, valor e mérito são condições necessárias para um objeto educacional exibir qualidade, sendo efetividade e relevância condições necessárias para ele ter valor e eficiência e eficácia condições necessárias para ele ter mérito.

Keywords : Qualidade Educacional; Critérios de Avaliação; Valor e Mérito; Eficiência; Eficácia; Efetividade; Relevância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )