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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versión impresa ISSN 1414-4077
Resumen
ALMEIDA, Tabajara Lucas de; PINTO, Suzi Samá y PICCOLI, Humberto Camargo. Auto-avaliação na fundação Universidade Federal do Rio Grande: metodologia de avaliação. Avaliação (Campinas) [online]. 2007, vol.12, n.03, pp.515-530. ISSN 1414-4077.
O presente artigo propõe a utilização da Análise de Componentes Principais como metodologia quantitativa para auxiliar o processo de auto-avaliação das instituições de ensino superior. Esta metodologia foi aplicada na auto-avaliação da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em 2005, utilizando como instrumento de coleta de dados dois questionários de 39 questões, aplicados a estudantes e professores de graduação, contendo uma escala contínua de zero a dez. Os resultados para os estudantes mostraram a existência de sete componentes principais, onde a principal componente é o aspecto humano dos professores. Os resultados dos professores mostraram a existência de quatro componentes, sendo a principal aquela relacionada aos estudantes. A metodologia utilizada mostrou-se eficiente para alcançar os objetivos traçados pelos gestores da Instituição.
Palabras clave : Auto-Avaliação; Ensino Superior; Análise de Componentes Principais.