SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue04A vez e a voz dos coordenadores das CPAS das IES de Campinas que integram o SINAESO processo da avaliação institucional como multiplicador de iniciativas para o aperfeiçoamento docente - 2ª parte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

BROTTI, Maria Gorete  and  LAPA, Jair dos Santos. Modelo de avaliação do desempenho da administração da escola sob os critérios de eficiência, eficácia, efetividade e relevância. Avaliação (Campinas) [online]. 2007, vol.12, n.04, pp.625-661. ISSN 1414-4077.

Este é um estudo sobre a avaliação do desempenho da administração da escola como organização sob os critérios de eficiência, eficácia, efetividade e relevância, considerados simultaneamente. Tal desempenho pode ser avaliado através de uma fronteira de desempenho construída com o emprego de um modelo de programação linear, baseado no Modelo Espacial de Quinn e Rohrbaugh e no Paradigma Multidimensional de Sander. O Modelo de Avaliação do Desempenho da Administração da Escola apresentado neste paper agrega indicadores de eficiência, eficácia, efetividade e relevância em um escore único e foi aplicado para avaliar o desempenho administrativo das escolas catarinenses de ensino médio. A aplicação do Modelo proposto calculou escores e metas de desempenho administrativo ótimo para as escolas, e identificou as escolas de referência e a correspondente fronteira empírica de desempenho administrativo da rede escolar estudada. Os resultados demonstraram a validade do Modelo como instrumento de avaliação da administração da escola.

Keywords : Avaliação; Desempenho Administrativo; Administração Escolar; Análise Envoltória de Dados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )