SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue04Reflexões sobre o processo de avaliar docente contribuindo com sua formação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

GIUSTI, Sonia Regina  and  LOPES, Jairo de Araújo. Marcos interpretativos da história da avaliação e sua expressão no SENAC-São Paulo. Avaliação (Campinas) [online]. 2007, vol.12, n.04, pp.739-750. ISSN 1414-4077.

O presente trabalho relaciona os principais marcos da avaliação da aprendizagem propostos pela legislação brasileira de 1950 a 1996 e sua incorporação na educação profissional no âmbito do SENAC-São Paulo. Os resultados indicam avanços no sentido de uma concepção tecnicista de avaliação cuja investigação do aproveitamento do aluno está centrada no saber fazer e no final de uma etapa de estudos para uma concepção formativa, cuja investigação está centrada no saber ser, saber fazer, saber conviver e durante o processo de ensino aprendizagem.

Keywords : Avaliação da Aprendizagem; Educação Profissional; Avaliação Formativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )