SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número04Reflexões sobre o processo de avaliar docente contribuindo com sua formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

GIUSTI, Sonia Regina  e  LOPES, Jairo de Araújo. Marcos interpretativos da história da avaliação e sua expressão no SENAC-São Paulo. Avaliação (Campinas) [online]. 2007, vol.12, n.04, pp.739-750. ISSN 1414-4077.

O presente trabalho relaciona os principais marcos da avaliação da aprendizagem propostos pela legislação brasileira de 1950 a 1996 e sua incorporação na educação profissional no âmbito do SENAC-São Paulo. Os resultados indicam avanços no sentido de uma concepção tecnicista de avaliação cuja investigação do aproveitamento do aluno está centrada no saber fazer e no final de uma etapa de estudos para uma concepção formativa, cuja investigação está centrada no saber ser, saber fazer, saber conviver e durante o processo de ensino aprendizagem.

Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Educação Profissional; Avaliação Formativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )