SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01Evaluation of the quality of higher education and its evaluation system from the graduates’ point of viewInstitutional crisis in the Argentine University índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

PAULA, Maria de Fátima de. Cartografia da educação superior no município de Niterói. Avaliação (Campinas) [online]. 2008, vol.13, n.01, pp.63-88. ISSN 1414-4077.

Este artigo é fruto da pesquisa realizada em parceria entre o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Universidade Federal Fluminense e a Secretaria Municipal de Educação de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, tendo como objetivos: a) traçar um perfil das instituições de educação superior (IES) do Município de Niterói, coletando dados acerca da sua história e da sua inserção nos cenários local, regional e nacional; b) mapear a oferta de ensino, pesquisa e extensão nestas instituições; c) subsidiar as ações da Secretaria Municipal de Educação na área educacional, contribuindo para a elaboração do Plano Municipal de Educação de Niterói; d) identificar os projetos/produtos/tecnologias, provenientes das IES, que contribuem para a formulação de políticas de desenvolvimento econômico, científico e tecnológico do município; e) identificar os projetos/produtos/tecnologias que contribuem para a elaboração de políticas na área social. A cidade de Niterói, localizada há 10,9 Km da cidade do Rio de Janeiro, possui 16 instituições que oferecem ensino superior, 1 pública e 15 privadas, a saber: 1) Universidade Federal Fluminense; 2) Universidade Estácio de Sá; 3) Universidade Cândido Mendes; 4) Universidade Salgado de Oliveira; 5) Fundação Getúlio Vargas; 6) Centro Universitário Plínio Leite; 7) Institutos Superiores de Ensino La Salle - RJ; 8) Faculdades Integradas Maria Thereza; 9) Escola Superior de Ensino Helena Antipoff; 10) Conservatório de Música de Niterói; 11) Seminário Teológico Escola de Pastores; 12) Seminário Teológico Batista de Niterói; 13) Seminário Teológico Betel Brasileiro; 14) Seminário Teológico Congregacional de Niterói; 15) Seminário Teológico Batista Brasileiro; 16) Seminário São José de Niterói. O trabalho em questão aponta as principais características destas instituições, enfocando a sua relevância social para o município de Niterói. Para tal, abordamos a sua dimensão/perfil em Niterói e no Estado do Rio de Janeiro; a oferta de cursos no âmbito da graduação, da pós-graduação lato e stricto sensu, na cidade de Niterói; os cursos mais procurados e menos procurados e a sua relação com o mercado de trabalho; a pesquisa e a sua contribuição para o desenvolvimento do município; a extensão e o seu papel social na região. A metodologia utilizada englobou a análise de dados coletados através da internet, assim como pesquisa de campo, incluindo entrevistas realizadas nas instituições investigadas.

Palavras-chave : Cartografia; Educação Superior; Niterói; Estado do Rio de Janeiro; Desenvolvimento Regional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )