SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01Institutional crisis in the Argentine UniversityTitle: epistemological and theoretical challenges for the environmental curricula of postgraduate studies índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

BRACCIALLI, Luzmarina Aparecida Doretto; RAPHAEL, Hélia Sonia; CHIRELLI, Mara Quaglio  y  OLIVEIRA, Maria Amélia Campos de. Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissional. Avaliação (Campinas) [online]. 2008, vol.13, n.01, pp.101-118. ISSN 1414-4077.

Este estudo aborda a avaliação do exercício da prática profissional (EAPP) no curso de enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (Famema); tem como objetivo analisar a concepção de avaliação do professor que realizou o EAPP com estudantes de primeira a quarta séries do curso. Trata-se de um estudo qualitativo, modalidade análise de conteúdo e identificação da seguinte temática: as ambigüidades do processo de avaliação. Constata-se que a concepção do professor na avaliação no EAPP aproxima-se muito da abordagem de competência dialógica, que articula e integra resultados, atributos e contexto em situações distintas, com diferentes formas de realizar tarefas essenciais para a formação do enfermeiro. Contradições no processo avaliativo entre os professores, porém, estão presentes e necessitam ser constantemente trabalhadas.

Palabras clave : Avaliação; Currículo; Ensino; Inovação Curricular; Enfermagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )