SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01Institutional crisis in the Argentine UniversityTitle: epistemological and theoretical challenges for the environmental curricula of postgraduate studies índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

BRACCIALLI, Luzmarina Aparecida Doretto; RAPHAEL, Hélia Sonia; CHIRELLI, Mara Quaglio  e  OLIVEIRA, Maria Amélia Campos de. Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissional. Avaliação (Campinas) [online]. 2008, vol.13, n.01, pp.101-118. ISSN 1414-4077.

Este estudo aborda a avaliação do exercício da prática profissional (EAPP) no curso de enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (Famema); tem como objetivo analisar a concepção de avaliação do professor que realizou o EAPP com estudantes de primeira a quarta séries do curso. Trata-se de um estudo qualitativo, modalidade análise de conteúdo e identificação da seguinte temática: as ambigüidades do processo de avaliação. Constata-se que a concepção do professor na avaliação no EAPP aproxima-se muito da abordagem de competência dialógica, que articula e integra resultados, atributos e contexto em situações distintas, com diferentes formas de realizar tarefas essenciais para a formação do enfermeiro. Contradições no processo avaliativo entre os professores, porém, estão presentes e necessitam ser constantemente trabalhadas.

Palavras-chave : Avaliação; Currículo; Ensino; Inovação Curricular; Enfermagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )