SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03O olhar da comissão assessora de avaliação sobre o ENADE da área de pedagogia - 2005A marcha do “capitalismo universitário” no Brasil nos anos 1990 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

CARNEIRO, Breno Pádua Brandão  e  NOVAES, Ivan Luiz. As comissões próprias de avaliação frente ao processo de regulação do ensino superior privado. Avaliação (Campinas) [online]. 2008, vol.13, n.03, pp.713-732. ISSN 1414-4077.

Este artigo visa apresentar os principais resultados obtidos a partir da pesquisa realizada entre as Comissões Próprias de Avaliação das Instituições de Ensino Superior privadas em Salvador-Bahia. A pesquisa destinou-se à análise da percepção dos coordenadores de Comissões Próprias de Avaliação acerca da participação e da avaliação no processo de regulação requerido pelo Sistema Nacional de Avaliação. Para tanto, exploramos leis, decretos, portarias, etc. - relativos ao ensino superior, bem como procedemos à revisão bibliográfica sobre o tema, enfatizando os conceitos de regulação, participação e avaliação. Utilizamos um instrumento de coleta de dados a partir da elaboração de um questionário, cuja base referencial teórico-metodológico contempla e demarca conceitualmente o objeto de investigação. Por fim, analisamos as informações coletadas, com o intuito de identificar e correlacionar as principais dimensões - participação e avaliação - constantes do quadro teórico.

Palavras-chave : Regulação; Ensino Superior; Participação; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )