SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03Avaliação de projeto político-pedagógico pelos funcionários: espaços e representatividadeAccreditation in the context of change: the case of the engineering programs in Argentina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

BRITTO, Luiz Percival Leme; SILVA, Edineuza Oliveira; CASTILHO, Katlin Cristina de  e  ABREU, Tatiane Maria. Conhecimento e formação nas IES periféricas perfil do aluno “novo” da educação superior. Avaliação (Campinas) [online]. 2008, vol.13, n.03, pp.777-792. ISSN 1414-4077.

Considerando a forma como se organiza atualmente a Educação Superior no Brasil, num contexto de forte demanda por conhecimento de caráter instrumental e normativo, voltado para a adequação dos sujeitos, de suas condutas e avaliações às exigências da produção e do consumo urbanos, busca-se avançar o reconhecimento das concepções de conhecimento e de desenvolvimento pessoal do estudante universitário. Para tanto, apresentamos neste trabalho uma análise do campo da Educação Superior no Brasil atual, com ênfase na identificação caracterização de IES periférica e do aluno “novo”. Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa que vem sendo realizadas em torno do tema “Educação superior, cultura escrita e conhecimento”.

Palavras-chave : Educação Superior; IES Periférica; Estudante Universitário; Conhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )