SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Comparison of regulatory models of higher education in Europe: the Portuguese situationTeacher-student interactions: the bases of education in professional training índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

PAULA, Maria de Fátima de. A formação universitária no Brasil: concepções e influências. Avaliação (Campinas) [online]. 2009, vol.14, n.01, pp.71-84. ISSN 1414-4077.

O texto trata da formação universitária no Brasil, trazendo um breve histórico da universidade no mundo e em nosso país. Aborda as concepções francesa, alemã e norte-americana de universidade e a sua influência sobre o caso brasileiro, trazendo reflexões sobre as políticas para o ensino superior que têm conseqüência sobre o processo de formação. Na parte final, traz um panorama da educação superior no Brasil, no contexto do neoliberalismo, enfocando aspectos críticos relacionados à formação universitária, na atualidade.

Palabras clave : Formação Universitária; Brasil; Concepções; Influências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )