SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Qualidade em educação superior: da diversidade de concepções a inexorável subjetividade conceitualDiagnóstico do desempenho na docência da graduação da UNISC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

SILVA, Itamar Mendes da. Avaliação, reflexão e pesquisa na formação inicial de professores/as. Avaliação (Campinas) [online]. 2009, vol.14, n.01, pp.151-167. ISSN 1414-4077.

O presente artigo discute procedimentos de acolhimento da reflexão e da pesquisa, mediadas pela avaliação no processo de formação inicial de professores - primeiros anos do curso de pedagogia. Explicita a mudança no envolvimento dos alunos com a disciplina em que se desenvolveu o trabalho - História da Educação - e com a avaliação da aprendizagem. Constatou-se que a reflexão e a pesquisa constituem alternativas viáveis à aquisição de informações significativas, ao trabalho em equipe e, ainda, podem oferecer perspectivas promissoras à formação inicial de professores.

Palabras clave : Avaliação; Pesquisa; Reflexão; Metodologia; Gestão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )