SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02The birth of international accreditation1968, o ano que ainda faz pensar: intelectuais indagam sobre a irrupção dos jovens na sociedade industrial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

SORDI, Mara Regina Lemes de  y  LUDKE, Menga. Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: aprendizagens necessárias. Avaliação (Campinas) [online]. 2009, vol.14, n.02, pp.313-336. ISSN 1414-4077.

O texto aborda a aprendizagem da avaliação como um dos saberes essenciais para o processo de trabalho docente. Frente aos processos de avaliação externa cada vez mais presentes no texto das políticas educacionais, os autores propõem que os processos de formação de professores incorporem a discussão sobre a avaliação institucional apresentando-a como instância mediadora entre a avaliação da aprendizagem e a avaliação de sistemas. A aprendizagem de articulação entre os três níveis de avaliação repercute nos processos de qualificação das formas de participação docente no projeto da escola e indiretamente melhora a aprendizagem dos estudantes.

Palabras clave : Avaliação Institucional; Formação de Professores; Reformas Educacionais; Avaliação da Aprendizagem; Projeto Pedagógico; Qualidade de Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )