SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02The birth of international accreditation1968, o ano que ainda faz pensar: intelectuais indagam sobre a irrupção dos jovens na sociedade industrial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

SORDI, Mara Regina Lemes de  e  LUDKE, Menga. Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: aprendizagens necessárias. Avaliação (Campinas) [online]. 2009, vol.14, n.02, pp.313-336. ISSN 1414-4077.

O texto aborda a aprendizagem da avaliação como um dos saberes essenciais para o processo de trabalho docente. Frente aos processos de avaliação externa cada vez mais presentes no texto das políticas educacionais, os autores propõem que os processos de formação de professores incorporem a discussão sobre a avaliação institucional apresentando-a como instância mediadora entre a avaliação da aprendizagem e a avaliação de sistemas. A aprendizagem de articulação entre os três níveis de avaliação repercute nos processos de qualificação das formas de participação docente no projeto da escola e indiretamente melhora a aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave : Avaliação Institucional; Formação de Professores; Reformas Educacionais; Avaliação da Aprendizagem; Projeto Pedagógico; Qualidade de Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )