SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passivaThe open space: a facilitating didactic technique in the development of genereral competences in higher education índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

DIAS, Rafael de Brito  e  SERAFIM, Milena Pavan. Educação CTS: uma proposta para a formação de cientistas e engenheiros. Avaliação (Campinas) [online]. 2009, vol.14, n.03, pp.611-627. ISSN 1414-4077.

Nos últimos anos, vem ganhando força no Brasil a ideia do cientista/engenheiro inovador. Em um contexto onde a linha que separava empresas e universidades se torna cada vez menos perceptível, vozes de ambos esses mundos professam as vantagens atreladas a mudanças possíveis e desejáveis na formação desses profissionais. O discurso mais comum prega a necessidade de formar cientistas e engenheiros capazes de combinar profundo conhecimento técnico e científico a habilidades gerenciais, o que exigiria uma série de mudanças curriculares. Implícito nesse discurso está, obviamente, o diagnóstico de que o modelo vigente de formação desses profissionais tornou-se inadequado à atual realidade brasileira. No presente artigo, expressamos nossa concordância em relação ao diagnóstico. De fato, o perfil dos cientistas e engenheiros formados atualmente no Brasil não é condizente com a realidade social brasileira. Contudo, discordamos completamente do modelo alternativo de formação que é frequentemente proposto, uma vez que, em nossa avaliação, esse modelo também provaria ser disfuncional. Encerramos este trabalho apresentando um outro modelo alternativo que pensamos ser mais adequado para o Brasil.

Palavras-chave : Educação em Ciência; Tecnologia e Sociedade; Ciência e Tecnologia; Cientistas e Engenheiros; Modelo de Formação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )