SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número01Autoconceito, auto-eficácia profissional e comportamento exploratório em universitários concluintes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

SCHMIDT, João Pedro. O comunitário em tempos de público não estatal. Avaliação (Campinas) [online]. 2010, vol.15, n.01, pp.09-39. ISSN 1414-4077.

Comunidade e comunitário são termos de larga utilização no discurso de organizações, instituições e atores sociais, tanto no passado como no presente, e caracterizam-se pelo seu caráter polissêmico. No caso brasileiro, distintas iniciativas ao longo da história têm invocado o caráter comunitário. Em comum, a auto-referência ao interesse coletivo e o não pertencimento à esfera estatal. A distingui-las, as variadas perspectivas ideológicas, as diferentes formas de relação com o Estado e a sociedade, os modos de organização interna. A mobilização das instituições comunitárias de educação superior no Brasil em favor de um marco legal próprio reforça o discurso comunitário sob o viés do público não estatal. O presente texto aborda as principais experiências do comunitário na educação brasileira e discute o significado do comunitário como público não estatal.

Palavras-chave : Comunidade; Instituições Comunitárias; Público não Estatal; Marco Legal das Comunitárias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )