SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número02Significados da cultura entre estudantes de direitoProblems and challenges of research in the XXI century (The case of the RIEMS and conformation of the anthropoetics) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

CRISOSTOMO, Maria Aparecida dos Santos  e  REIGOTA, Marcos Antonio dos Santos. Professoras universitárias negras: trajetórias e narrativas. Avaliação (Campinas) [online]. 2010, vol.15, n.02, pp.93-106. ISSN 1414-4077.

A presente investigação buscou analisar a condição de mulheres negras, docentes no ensino superior em universidades privadas da cidade de Sorocaba-SP, no período de 2000 a 2007, através de suas respectivas trajetórias e narrativas, articuladas em três aspectos: gênero, raça e escolaridade. Nosso objetivo foi verificar a inserção política e profissional da mulher negra, como docente, do Ensino Superior. A análise das narrativas de suas trajetórias e dos dados quantitativos que dispomos nos possibilita afirmar que a condição da mulher negra como professora universitária é a de exclusão. Um olhar atento sobre as trajetórias e narrativas de três mulheres negras, professoras universitárias na cidade de Sorocaba - São Paulo desvela uma história de neo-racismo brasileiro. Consideramos que no momento em que a mulher negra se fizer mais presente, como docente na universidade e em posições sociais e profissões em que antes não lhe era permitido, promoverá a construção de identidades diversificadas, com novos modos de existência e representações que poderão contribuir para a consolidação de uma sociedade plural.

Palavras-chave : Professoras Universitárias; Negras; Trajetórias; Narrativas; Neo-Racismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )