SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número02Aspectos interferentes na qualidade do curso de educação física na ótica do corpo discenteCriatividade na educação superior: fatores inibidores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

FLORES, Claudia Regina; ERN, Edel; TANEJA, Inder Jeet  e  SILVA, Tatiana da. Avaliação de cursos de licenciatura em física e matemática a distância: um modelo possível. Avaliação (Campinas) [online]. 2010, vol.15, n.02, pp.183-200. ISSN 1414-4077.

Com a implantação de cursos de licenciatura em Matemática e em Física na modalidade de ensino a distância, em 2005, na Universidade Federal de Santa Catarina, destacou-se a preocupação com a avaliação de tais cursos, a fim de viabilizar uma prática avaliativa sistematizada destes cursos. Assim, paralelamente ao trabalho das equipes que planejavam os cursos de licenciatura, foi instituída uma comissão, no âmbito do Centro de Ciências da Educação e do Centro de Ciências Físicas e Matemática, para pensar a avaliação dos cursos. Um modelo de avaliação foi elaborado e colocado em prática desde então. O modelo tem como idéia primordial a integração das vertentes de avaliação e de pesquisa, garantindo abarcar as dimensões quantitativa e qualitativa dos cursos. O objetivo neste artigo é apresentar, discutir e analisar o modelo de pesquisa e avaliação que até este momento tem orientado a realização das avaliações e pesquisas, relativas à implementação dos cursos de Licenciatura em questão.

Palavras-chave : Curso de Licenciatura em Matemática e em Física; Ensino a Distância; Avaliação de Curso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )