SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número02Avaliação de cursos de licenciatura em física e matemática a distância: um modelo possível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de  e  FLEITH, Denise de Souza. Criatividade na educação superior: fatores inibidores. Avaliação (Campinas) [online]. 2010, vol.15, n.02, pp.201-219. ISSN 1414-4077.

O objetivo deste estudo foi investigar elementos percebidos por professores da educação superior como inibidores à promoção de condições adequadas ao desenvolvimento e expressão da criatividade de seus alunos. Trezentos e trinta e oito professores de instituições públicas e particulares de ensino superior responderam a uma checklist de barreiras à promoção de condições favoráveis à criatividade em sala de aula. Alunos com dificuldades de aprendizagem em sala de aula, desinteresse do aluno pelo conteúdo ministrado, poucas oportunidades para discutir e trocar ideias com colegas de trabalho sobre estratégias instrucionais e elevado número de alunos em sala de aula foram os itens com maior percentual de respostas. Alguns elementos cerceadores foram mais indicados por docentes de instituições públicas e outros por docentes de instituições particulares. Ademais, maior percentual de docentes do gênero feminino, comparativamente ao do gênero masculino, apontou cobrança de aulas expositivas pelos alunos e extensão do programa das disciplinas.

Palavras-chave : Criatividade; Educação Superior; Barreiras à Criatividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )