SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03Avaliação em movimento: do PAIUB ao PGE o caso da universidade federal de GoiásInstrumentos para avaliar disciplinas da modalidade semipresencial: uma proposta baseada em sistemas de indicadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

REIS, Cisne Zélia Teixeira; SILVEIRA, Suely de Fátima Ramos  e  FERREIRA, Marco Aurélio Marques. Autoavaliação em uma instituição federal de ensino superior: resultados e implicações. Avaliação (Campinas) [online]. 2010, vol.15, n.03, pp.109-129. ISSN 1414-4077.

Este trabalho tem como objetivo analisar os resultados da autoavaliação institucional aplicada em uma Instituição Federal de Ensino Superior, a fim de identificar como os segmentos da comunidade universitária avaliaram cada dimensão abordada. A partir dos resultados obtidos da aplicação de questionário eletrônico estruturado, composto por 39 questões comuns aos sujeitos pesquisados, procedeu-se ao agrupamento das questões em sete dimensões: 1- Política para ensino, pesquisa e extensão, 2- Responsabilidade Social, 3- Comunicação com a sociedade, 4- Organização e Gestão, 5- Infraestrutura física e didática, 6- Atendimento ao discente e 7- Sustentabilidade Financeira, sendo as consistências das variáveis agrupadas, testadas pelo Alpha de Cronbach. Posteriormente, a fim de reduzir as variáveis a apenas uma, em cada dimensão, utilizou-se da técnica de escala somada e realizou-se o teste da Análise de Variância (Anova). Por fim, a Análise de Cluster permitiu agrupar os sujeitos conforme avaliação que fizeram da Instituição. Os resultados indicaram que os discentes e docentes, em sua maioria, avaliaram bem a Instituição. Já os técnicos administrativos, em sua maioria, avaliaram pior a Instituição. As dimensões foram avaliadas pelos Clusters de “Melhor Avaliação” como boas e pelos Clusters de “Pior Avaliação” como regulares.

Palavras-chave : Avaliação; Qualidade do Ensino Superior; SINAES; Autoavaliação Institutional; Análise de Cluster.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )