SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02Análise dos indicadores de gestão das IFES e o desempenho discente no ENADEEvasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

CAMARGO, Márcio José Pereira de  e  BRITTO, Luiz Percival Leme. Vertentes do ensino de português em cursos superiores. Avaliação (Campinas) [online]. 2011, vol.16, n.02, pp.345-353. ISSN 1414-4077.

O artigo apresenta resultado de pesquisa sobre os motivos da presença da disciplina de Língua Portuguesa no âmbito da Educação Superior em diferentes carreiras, principalmente no caso daquelas que não guardam relação direta com a área da linguagem. Para tanto, realizou-se um levantamento dos currículos de cursos de diferentes áreas do conhecimento nos sítios eletrônicos das instituições, de modo a identificar aquelas que oferecem a disciplina. Identificaram-se três vertentes quanto às concepções de linguagem e de formação acadêmica subjacentes aos programas de ensino, a saber: a) a primeira, de perspectiva reparadora ou supletiva, visa superar deficiências da escolaridade anterior e carrega uma noção normativa de língua, privilegiando o ensino da língua formal; b) a segunda, de viés pragmático, tem perfil tecnicista; seus estudos abrangem modelos e usos de língua peculiares à área de conhecimento, sob a presunção de que tal ensino instrumentalizaria os estudantes para o exercício da profissão; c) a terceira, de caráter discursivo-textual, com perfil formativo-acadêmico, valoriza o discurso acadêmico e o desenvolvimento intelectual. As três, contudo, mantém a perspectiva de que o domínio da escrita é condição da aprendizagem de outros conhecimentos.

Palavras-chave : Língua Portuguesa; Educação Superior; Currículo; Métodos de Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )