SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02Avaliação docente em relação às novas tecnologias para a didática e atenção no ensino superiorA busca pelo prestígio: a distribuição de estudantes talentosos nas universidades do Chile índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

SANTOS, Marisa Aparecida Pereira et al. Avaliar projeto metodológico: isto é possível?. Avaliação (Campinas) [online]. 2011, vol.16, n.02, pp.445-462. ISSN 1414-4077.

O objetivo deste trabalho é relatar os resultados da avaliação somativa do Projeto Pedagógico Syllabus, implantado no início de 2008, nos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Sagrado Coração (USC), localizada na cidade de Bauru, no interior do Estado de São Paulo. Para isso, avaliou-se o desempenho de uma amostragem de estudantes da USC, ingressantes dos cursos de Pedagogia, História, Arquitetura e Urbanismo e Ciência da Computação, que durante um ano utilizaram a metodologia Syllabus, nas questões de formação geral do ENADE/2008. Os dados analisados são relativos à comparação do desempenho dos estudantes da USC com estudantes dos mesmos cursos em outras instituições de Ensino Superior, localizadas na região de Bauru, e também com a média geral dos estudantes destes cursos no Brasil. Foram ainda analisados os resultados de uma avaliação interna feita pela Universidade em 2009, sobre a aplicação desta nova metodologia de ensino-aprendizagem. Com relação ao desempenho nas questões do ENADE/2008, observou-se que os melhores resultados foram obtidos pelos estudantes da USC. Além disso, verificou-se que os estudantes de Pedagogia e História, que obtiveram, dentre os cursos avaliados, o melhor desempenho nas questões de formação geral do ENADE/2008, foram os que apontaram na avaliação da metodologia, o maior índice de participação nas Leituras e Atividades Prévias recomendadas pelos docentes. As evidências encontradas sugerem que a metodologia Syllabus tem apresentado um impacto positivo na aprendizagem dos universitários.

Palavras-chave : Metodologia de Ensino-Aprendizagem; Avaliação; Avaliação Institucional; Syllabus.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )