SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número03Interdisciplinaridade no ensino superior: análise da percepção de professores de controladoria em cursos de ciências contábeis na cidade de São PauloAprendizagem ao longo da vida e avaliação do desempenho profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

MARTINS, Marcos Francisco. Práxis e “catarsis” como referências avaliativas das ações educacionais das ONG'S, dos sindicatos e dos partidos políticos. Avaliação (Campinas) [online]. 2011, vol.16, n.03, pp.533-558. ISSN 1414-4077.

O presente artigo trata das referências avaliativas das ações educacionais desenvolvidas pelas ONG's, sindicatos e partidos políticos, que são entendidas como práxis capazes de gerar "catarsis" de diferentes tipos. Sustentado teoricamente em, basicamente, três autores: Marx, Gramsci e Vázquez, o texto inicia apresentando alguns apontamentos sobre o conceito de práxis e sobre o de "catarsis", para posteriormente identificar a educação como um processo práxico e catártico. Essa compreensão da educação, que resgata os conceitos de "práxis comunitária" e "práxis social", resulta em dupla asserção conclusiva, a saber: primeiro, que todo processo educativo resulta em alguma transformação e, segundo, que nem toda transformação resultante da educação é capaz de alterar as estruturas e superestruturas que caracterizam a totalidade da vida social.

Palavras-chave : Antônio Gramsci (1891-1937); Avaliação; Catarse; Educação; Práxis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )