SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número03Práxis e “catarsis” como referências avaliativas das ações educacionais das ONG'S, dos sindicatos e dos partidos políticosAvaliação institucional no contexto do SINAES: a CPA em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

CUNHA, Maria Isabel da. Aprendizagem ao longo da vida e avaliação do desempenho profissional. Avaliação (Campinas) [online]. 2011, vol.16, n.03, pp.559-572. ISSN 1414-4077.

O tema da aprendizagem ao longo da vida é analisado numa perspectiva crítica, tencionando os discursos produzidos em sua concepção e formas de produção. Analisa-se a condição histórica e política que contextualiza esse dispositivo e se questiona os pressupostos que os ancoram. Tomam-se os conceitos de experiência em Dewey e Anísio Teixeira e, posteriormente em Larrosa, para contrapor a idéia de aprendizagem ao longo da vida, no sentido da acumulação de informações e de competências generalizadoras. Reforça-se a concepção de experiência na sua condição subjetiva como fundante da formação e do desempenho profissional. Em torno de cinco questões geradoras organizam-se argumentos para relacionar aprendizagens, concepção de avaliação, compreensão de formação e desempenho profissional.

Palavras-chave : Aprendizagem ao Longo da Vida; Experiência; Avaliação; Formação; Desempenho Profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )