SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número03Produção científica em dois periódicos da área de educaçãoEnsino, pesquisa e gestão acadêmica na universidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

COSTA, Maria Cristina Guimarães da; MAZZONI, Cleber José; BRACCIALLI, Luzmarina Aparecida Doretto  y  MORAES, Magali Aparecida Alves de. Exercício de avaliação da prática profissional como estratégia de ensino e aprendizagem. Avaliação (Campinas) [online]. 2011, vol.16, n.03, pp.675-684. ISSN 1414-4077.

Este artigo enfoca a avaliação da prática profissional em uma Faculdade Pública nos Cursos de Medicina e Enfermagem. Tem como objetivo avaliar o Exercício de Avaliação da Prática Profissional (EAPP), como estratégia de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo qualitativo, análise de conteúdo, modalidade temática, envolvendo professores e estudantes das 2ªs séries desses cursos. Noventa e oito por cento dos estudantes e 76% dos professores consideraram as atividades de ensino e aprendizagem satisfatórias. As temáticas abordadas foram o exercício de avaliação da prática profissional, facilitando a aprendizagem significativa e o desenvolvimento da competência profissional, e a importância do trabalho em grupo no desenvolvimento da aprendizagem por cooperação. O EAPP mostrou-se potente instrumento de ensino e aprendizagem para formação de profissionais de saúde, porém o investimento permanente na capacitação docente se faz necessário.

Palabras clave : Avaliação; Educação; Ensino Superior; Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )