SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número03Avaliação do perfil de egressos do programa de pós-graduação stricto sensu em educação da UFU: impacto na formação docente e de pesquisador (2004-2009)Evaluador, a novela de Noé Jitrik índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

GONCALVES, Francisco  y  ARANHA, Ágata. Métodos de avaliação de ciências nos cursos de educação física. Avaliação (Campinas) [online]. 2011, vol.16, n.03, pp.731-744. ISSN 1414-4077.

O objetivo central deste estudo é verificar o tipo de avaliação utilizada pelos professores orientadores das monografias de educação física e esportes para julgar os trabalhos de seus estudantes em Portugal. Um questionário anônimo e confidencial foi usado para verificar como se desenrola o processo da avaliação. Somente 38,9% dos orientadores explicam aos seus orientandos os critérios, parâmetros, tipos e objetivos da avaliação utilizada para avaliá-los. Em relação à avaliação formativa, em geral, os orientadores, em todas as reuniões, tiram as suas próprias conclusões em relação à classificação futura, tendo que recorrer a constantes feedbacks através de um sistema de avaliação contínua. A maioria dos orientadores acredita que conseguiria fazer um trabalho melhor se pudessem dedicar mais tempo aos seus orientandos. Por fim, 66,7% dos orientadores acreditam que todas as disciplinas deveriam dar mais valor à formação na área da avaliação porque é importante saber avaliar corretamente, de modo a ser mais justo com os estudantes e também para conhecer novas estratégias e instrumentos de avaliação. Os demais orientadores acreditam que não há disciplinas suficientes que de fato ensinam os futuros professores, em seu processo de formação, a avaliar os seus estudantes.

Palabras clave : Avaliação; Orientador; Estudante; Deempenho; Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )