SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01Programa de formação continuada para docentes da educação superior: um estudo avaliativo a partir dos resultados de uma teseCompetências docentes como antecedentes da avaliação de desempenho do professor: percepção de mestrandos de administração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

SANTOS, Larissa Conceição dos  e  VASQUEZ, Oscar C.. A pesquisa de clima organizacional como instrumento de suporte à avaliação nas instituições de ensino superior. Avaliação (Campinas) [online]. 2012, vol.17, n.01, pp.43-63. ISSN 1414-4077.

A busca por mecanismos que contribuam para a melhoria da qualidade na educação superior tem sido uma meta constante na última década, especialmente na América Latina. As iniciativas de agências como IESALC - UNESCO são bons exemplos. O papel da Avaliação Institucional no âmbito da educação superior é cada vez mais importante e, conseqüentemente, o desenvolvimento de instrumentos adequados para o seu cumprimento. O presente trabalho aborda a problemática da avaliação institucional e propõe uma discussão acerca da pertinência da investigação de clima organizacional como suporte ao processo de avaliação da educação superior.

Palavras-chave : Avaliação; Ensino Superior; Clima Organizacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )