SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01A pesquisa de clima organizacional como instrumento de suporte à avaliação nas instituições de ensino superiorResponsabilidade institucional com a qualidade do ensino de graduação: pró- reitores em cena índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

GROHMANN, Márcia Zampieri  y  RAMOS, Márcio Sampedro. Competências docentes como antecedentes da avaliação de desempenho do professor: percepção de mestrandos de administração. Avaliação (Campinas) [online]. 2012, vol.17, n.01, pp.65-86. ISSN 1414-4077.

Este estudo teve como objetivo mapear competências docentes (comportamento em aula, didática e conhecimento, relacionamento, avaliação e utilidade), através da avaliação de acadêmicos do curso de mestrado em administração, e verificar suas relações causais com o desempenho dos professores (avaliação de desempenho e nota geral). Através da análise dos resultados de 99 questionários constatou- se que os professores foram bem avaliados, obtendo médias bem acima do valor intermediário da escala (2,50): comportamento em aula - 4,07; didática e conhecimento = 3,92; relacionamento - 3,79; avaliação e utilidade - 3,74; desempenho - 3,73. As relações de dependências encontradas foram: didática e conhecimento x desempenho (R2= 68,5%), avaliação e utilidade x desempenho (R2= 23,5%), comportamento x desempenho (R2= 13,4%), didática e conhecimento x nota geral (R2= 52,1%) e avaliação e utilidade x nota geral (R2= 21,4%). Concluiu- se que didática/conhecimento e avaliação/utilidade são os principais antecedentes do desempenho docente.

Palabras clave : Competências Docentes; Desempenho Docente; Relação Causal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )