SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01Competências docentes como antecedentes da avaliação de desempenho do professor: percepção de mestrandos de administraçãoA aprendizagem universitária pós- graduada e inserção profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

BAIBICH, Tânia Maria  e  SOMMER, Luís Henrique. Responsabilidade institucional com a qualidade do ensino de graduação: pró- reitores em cena. Avaliação (Campinas) [online]. 2012, vol.17, n.01, pp.87-100. ISSN 1414-4077.

O texto tem por objetivo apresentar os primeiros resultados de investigação que se debruça sobre a qualidade do ensino de graduação. As análises são desenvolvidas sobre material resultante de entrevistas presenciais e por e- mail com pró- reitores de graduação de doze diferentes universidades brasileiras. O foco está nas relações entre o conceito de qualidade de ensino de graduação, nos indicadores desta qualidade e nos exemplos de ações que ratificariam essa condição. Princípios de análise de conteúdo de Bardin permitiram- nos obter, através da descrição do conteúdo das mensagens, indicadores que ajudaram a fazer inferências de conhecimentos relativos às condições de produção das mensagens e demonstraram a carência da clareza do que seja qualidade de ensino de graduação desde a perspectiva da instituição, a submissão da mesma a uma lógica de mercado, o vácuo existente entre intenção e gesto e o olhar individualizado e pontual sobre qualidade e não o institucional e sistemático como seria desejável.

Palavras-chave : Educação Superior; Ensino de Graduação; Gestão Universitária; Qualidade de Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )