SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01Avaliação da educação superior no Brasil e Portugal homogeneização ou diferenciação?Administração universitária: em busca de uma epistemologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

DEL- SOL- FLOREZ, Héctor. Una aproximación a la intervención educativa con menores migrantes no acompañados en España: paradojas de la inclusión social. Avaliação (Campinas) [online]. 2012, vol.17, n.01, pp.137-153. ISSN 1414-4077.

O presente artigo centra sua atenção, a partir de uma visão multidisciplinar, em um conjunto de fatores que erosionam o processo de inclusão dos menores migrantes não acompanhados no marco do sistema de instituições de proteção de menores no contexto espanhol. A pertinência de sua análise se configura como um trabalho prioritário, para a visibilizar o coletivo e assim dar conta da compreensão de alguns dos elementos que contribuem para uma eclosão da educação inclusiva. Ao mesmo tempo, parte- se do pressuposto de (re)conhecer as fortalezas e potencialidades destes meninos e jovens transmigrantes, com uma cosmovisão proativa, construtivista e empoderadora.

Palabras clave : Menor; Migrante; Inclusão; Proteção; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )