SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01Administração universitária: em busca de uma epistemologiaHabilidades de codificacion y descodificacion de tablas y graficos estadisticos: un estudio comparativo en profesores y alumnos de pedagogia en enseñanza basica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

TEIXEIRA, Juliana Cristina et al. Dinâmica de distribuição de fontes de capitais científicos entre docentes / pesquisadores de um programa de pós- graduação Stricto- Sensu de uma universidade pública. Avaliação (Campinas) [online]. 2012, vol.17, n.01, pp.179-206. ISSN 1414-4077.

Situando- se no contexto das universidades e, mais especificamente, da pós- graduação, o presente estudo visa analisar, de forma exploratória, a dinâmica de distribuição de capitais científicos entre docentes de um programa de pós- graduação Stricto Sensu de uma universidade pública. De forma específica, como os docentes distribuem suas atividades entre aquelas que lhes permitem acumular capital científico puro (como as publicações e contribuições acadêmicas para o campo do conhecimento) e capital científico institucional (como a ocupação de cargos que lhes conferem o poder de decisão dentro do campo da ciência). Foi considerada a abordagem de Bourdieu (2003; 2004a; 2004b) relativamente ao campo científico, por esta permitir a apreensão dessa dinâmica de distribuição de capitais, que são tipos específicos de poder. A abordagem foi quantitativa e qualitativa, utilizando pesquisa documental nos currículos Lattes de vinte e três docentes participantes do referido programa, que se situa em uma cidade de Minas Gerais (Brasil), sendo da área de Ciências Sociais Aplicadas. Como principais resultados, a dinâmica demonstra (1) que os docentes ocupam, em sua maioria, posições medianas dentro da distribuição de capitais; (2) há a dificuldade de acumulação expressiva de ambos os tipos de capitais por parte de um pesquisador; (3) não houve uma polarização entre os docentes baseada em forte acumulação de um dos capitais, e fraca acumulação de outro; e (4) há maior facilidade de conversão de capital institucional em capital científico puro.

Palabras clave : Dinâmica; Capital Científico; Docentes; Programa de Pós- Graduação Stricto- Sensu.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )