SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02Percepções dos estudantes universitários sobre a avaliação das aprendizagens: um estudo exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

ALMEIDA, Jane Soares de  e  SOARES, Marisa. Mudaram os tempos; mudaram as mulheres? Memórias de professoras do Ensino Superior. Avaliação (Campinas) [online]. 2012, vol.17, n.02, pp.557-580. ISSN 1414-4077.

O artigo refere-se a pesquisa sobre histórias de vida de mulheres que atuam como docentes no ensino superior, no curso de pós-graduação em educação de uma universidade do Estado de São Paulo, desde seus processos formativos aos seus desafios no exercício da docência universitária. Esses dados foram cruzados com informações prestadas voluntariamente acerca das interfaces da profissão com a vida pessoal, como família de origem, casamento e filhos, assim como as expectativas sociais acerca da identidade dos papeis sexuais. Os dados foram coletados por meio de depoimentos de caráter livre, cujo objetivo foi verificar se as conquistas das mulheres nos anos de 1960/70, derivadas do movimento feminista no Brasil tiveram repercussão no seu trabalho e seu cotidiano. Buscou-se detectar se as relações de gênero da sociedade tiveram impacto na sua vida e nas suas realizações profissionais.

Palavras-chave : Ensino Superior; Gênero; Memória; Mulheres.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )