SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue03La Segunda Conferencia Mundial de Educación Superior (UNESCO, 2009) y la visión del concepto de acreditación en las conferencias de UNESCO (1998-2009) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

DIAS SOBRINHO, José. Políticas y conceptos de calidad: dilemas y retos. Avaliação (Campinas) [online]. 2012, vol.17, n.03, pp.601-617. ISSN 1414-4077.

O texto sustenta que a globalização econômica, capitalista e informacional impõe importantes transformações à educação superior, notadamente as mudanças relativas às missões institucionais e os deslocamentos das referências centrais: das humanidades às disciplinas técnicas, e da sociedade ao mercado. Estas mudanças põem em relevo a centralidade dos temas da qualidade nas políticas e práticas educativas. A ideologia da acumulação neoliberal impõe à educação superior a função de motorizar a economia por meio de produção e transmissão de conhecimentos úteis, instrumentais, em geral de base técnico-informática. Esta corrente ideológica crescentemente mais hegemônica nos sistemas internacionais de avaliação e acreditação relaciona a qualidade ao cumprimento dos papéis estratégicos que à educação superior corresponderia desempenhar na atual fase da economia global. Contra essa corrente e sustentando a primazia da ética, da pertinência e da relevância social, o texto sustenta que a qualidade deve estar referida às finalidades centrais da educação superior: aos projetos e processos de emancipação dos indivíduos e das comunidades humanas em todas as dimensões, à formação integral de cidadãos-profissionais portadores de conhecimentos e valores fundamentais para a vida social e a construção de sociedades justas e desenvolvidas econômica e culturalmente.

Keywords : Educação Superior; Qualidade; Avaliação; Inovação Tecnológica; Pertinência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )